gente remota

campinas sp

campinas sp

em campinas existe o bairro “taquaral” e, nele, o “parque portugal”, onde mora uma lagoa que, em tempos recentes, abrigou a réplica de uma caravela portuguesa. por descaso, ela se encheu de cupim, tristeza e afundou. era a réplica da “anunciação”, nome manuelino mesmo, bem óbvio e renascentista. neste 2013, dizem por aqui, começou um restauro. a população não gosta porque acha que gasta-se dinheiro por nada. quando detonaram árvores para criar o shopping “dom pedro”, ninguém reclamou.
olhem, não sei quanto tempo manuel navegou em caravelas. mas não deve ter chegado até aqui, certeza. o escrivão vaz de caminha lhe escreveu palavrório, em maio de 1500. outro manuel famoso é o jipe do pessoal mineiro do clube da esquina. “manuel, o audaz” virou canção. não sei se moraria na rua dom manuel, não me acho “venturoso”… na verdade, o sentido da palavra, a mim, é bem nebuloso.
eu que sou henrique por conta de portugueses, segundo minha mãe, nem tenho parentes lá. na mais distante hipótese, eles morariam na áfrica, o que faz de mim figura distante, como no verso do caolho: “(…) entre gente remota edificaram / novo reino que tanto sublimaram”. 

Sobre carneiro

letradeletra é heterônimo [ carneiro ] professor, escritor, vlogger, cozinheiro e lunático
Esse post foi publicado em amor, literatura e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s