amores e demônios

do amor e outros demônios, de gabriel g márquez, é boa pedida para qualquer idade. típica estrutura de best-seller, arrasa quarteirão. agrada pela linguagem simples, narrativa retilínea com quase nenhuma pausa para retornos ao passado, tampouco historinha paralela. só o título tem boas chances de arrebatar o leitor desavisado… imagine um outro nome, algo como “o padre e a donzela”… ou ainda “quando as araras se chocam”… um desastre de vendas, na certa.
a história se passa no século XVIII, caribe. traz sexualidade, tem um e outro palavrão, mais um tanto de misticismo. nada de vulgaridade, mas o texto se sustenta nessa medida entre morte anunciada e a possibilidade de um milagre.
mocinha, filha de nobre decadente, é mordida por cão aparentemente enraivecido… a partir daí, vem a dor. dor e solidão… até a chegada de padre delaura.
repare na relação da menina sierva maría e delaura, o religioso agostiniano que acaba tendo que ser menos filosófico para desvendar o que há por trás de uma reles mordida de cachorro com estrela na testa… note que a garota é mistura de mestiça americana e nobre espanhol, numa situação muito parecida com o princípio de “iracema“.
não fica claro se, necessariamente, maría morrera de raiva. padre cayetano delaura é envolvido também pela necessidade de relacionar-se com o objeto de estudo… será que ele acreditava mesmo na necessidade de exorcismo ?

repleto de símbolos e mistérios, como araras que morrem, cachorros que somem ou raio que cai na cabeça de uma mulher, o texto consegue ser eficiente porque funciona como entretenimento sem ofender sua inteligência. o conceito de amor passa tanto pela fé, como pelo desejo. e sem culpas, por favor.

 

Sobre carneiro

letradeletra é heterônimo [ carneiro ] professor, escritor, vlogger, cozinheiro e lunático
Esse post foi publicado em amor, bichos, educação, literatura e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s