ouro preto na ladeira

não sei o que é mais legal, aqui : a ideia de que história e arte se confundem ou a noção de que podemos sempre discutir a questão da relação brancos e negros, num cenário como esse. ouro preto, desde o século 17 expõe suntuosidade, cristianismo, poesia, arquitetura, artes plásticas e tal febre do ouro. tudo junto e misturado dá no barroco.
três coisas importantésimas. um: ver a igreja s francisco de assis. ficar lá dentro por um tempo bacana, quase pra cansar. púlpito deslocada mais pra perto da nave menor, o que dá mesmo caráter de embarcação para o todo do prédio. pelo lado de fora, é possível ver canhões como canais de queda de água da chuva. barco. pronto.
dois: depois de sair da igreja, dar uns dez passos adiante. olhar para o braço direito. verá, em uma distância de uns cinquenta metros, o “benè da flauta”, casa de manuel athayde, hoje, um restaurante bem legal. não esquecer de pedir a cachaça dos garçons.
dois: andar pelo centro, curtir o casario e ver o teatro de ópera, em frente, quase, a igreja do carmo.
na rua de são josé, bancos, casa de alphonusus de guimaraens, padaria, loja. seguindo pela tal rua de s josé, deixando bancos à sua direita, encontrarão a rua teixeira amaral. dobrar esquerda, nela. obviamente, ladeirona. mas poucos metros depois, o “adega ouro preto”, imperdível. subir a escada, ir pro andar de cima, procurar a janela, sentar.
antes que me esqueça: na casa de thomaz gonzaga, em frente à ig s francisco, há trechos de seu “marília de dirceu. hoje é casa da cultura.
vale a dica sobre antônio f lisboa: matriz de antonio dias. a chamada “sé velha”. lá, seu túmulo e também museu do artista. do adro da igreja, dá pra ver a ladeira de sta efigênia e, bem antes, a ponte dos suspiros. tudo de lindo.

Sobre carneiro

letradeletra é heterônimo [ carneiro ] professor, escritor, vlogger, cozinheiro e lunático
Esse post foi publicado em amor, educação e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s