redação puc campinas 2016

laerte rodoanel mar14 neste sábado, 31 de outubro, aconteceu o vestibular da universidade católica de campinas. o tema da proposta de redação não poderia ser mais óbvio para o momento: mobilidade urbana. vejam os dois curtos textos da coletânea:

I. O transporte é um dos problemas cruciais de nossas grandes cidades, dado que o ritmo das obras necessárias à circulação dos automóveis não acompanha o da indústria automobilística. Os congestionamentos apenas cessarão quando a engenharia acelerar o ritmo de suas obras para prover a cidade dos equipamentos necessários.
II. Nos grandes centros urbanos, o planejamento dos transportes precisa ser revisto a partir da mudança de visões já viciadas. Há alternativas que não dependerão de grandes obras, desde que se abandone a ideia de que não está no automóvel o futuro desse desafio moderno designado pela expressão mobilidade urbana

* redija uma dissertação em prosa, na qual você discutirá os argumentos levantados nos dois textos e exporá sua análise pessoal da questão de que tratam

o candidato poderia tratar da questão da mobilidade nos grandes centros urbanos a partir da questão da ciclofaixa.
a cultura do automóvel como símbolo de status social causa boa parte do transtorno. dizer que transporte coletivo é ruim tornou-se um chavão bem perto da ingenuidade. tornou-se quase uma necessidade justificar o caos no trânsito botando a culpa nos governos. em parte, há alguma verdade, mas rediscutir a função do automóvel e valorizar os espaços para perdestes, isso pouca gente quer.
voltando ao candidato e sua prova. eu recomendaria, neste caso, uma introdução que expusesse a questão do caos no trânsito de grandes cidades. situaria no tempo. em seguida, proporia a tese: mobilidade urbana se resolve com a reordenação do tráfego para que haja espaço e dinamismo também ao pedestre. argumentos possíveis: criação de mais ciclofaixas; estatização total do transporte coletivo; revisão dos espaços para que trafeguem os veículos privados  por mais fluidez no trânsito. enfim, na conclusão, reafirmaria a tese de que é necessário reordenar o tráfego.
acho que é isso.

Sobre carneiro

letradeletra é heterônimo [ carneiro ] professor, escritor, vlogger, cozinheiro e lunático
Esse post foi publicado em educação e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s