pirulito que já bateu

unesp2016redacao_E4ojsue

a prova de redação do vestibular da universidade estadual paulista (unesp), dia 14, ontem, cobrou de seus candidatos uma postura diante da profusão de imagens de crianças mortas, na mídia. as três imagens que serviram de exemplos estão aqui e já bastam. literalmente, o tema foi : “Publicação de imagens trágicas: banalização do sofrimento ou forma de sensibilização?”
confesso que tenho dúvidas sérias, quando ouço de gente séria que não se deve mostrar esse tipo de imagem. para tudo há discernimento e contexto. o que é, afinal, a imoralidade de uma cena?
enfim, o estudante deveria posicionar-se por um ou outro lado, como se sugere na questão-tema.
defender a ideia da banalização do sofrimento poderia ser uma via de construção da redação. sempre é bom lembrar que um texto argumentativo, nos moldes de “unesp” ou “enem” requer a seguinte estrutura básica: introdução com a tese e o contexto temporal dos assunto (situar no tempo e no espaço); argumentação, quando o estudante defende sua tese. caso seja ela a banalização do sofrimento, isso poderia ser defendido pelo caminho do consumismo,  uma vez que as mídias são sustentadas pelos conglomerados comerciais que vendem produtos atrelados a notícias que chamam atenção de muita gente. ora, muita gente vendo uma notícia, vai ficar à mercê daquele meio de comunicação e, como se sabe, meio de comunicação qualquer também vende produtos nos intervalos desses noticiários. outro argumento possível pela banalização seria aquele que poria em xeque a suposta ideia de sensibilização, uma vez que a história da foto da menina vietnamita, décadas atrás, não sensibilizou nações para que evitassem mortes de inocentes em batalhas. pois bem, por fim, a conclusão, que retoma a tese.
quem esteve atento aos noticiários sobre refugiados, com certeza teve estofo para produzir minimamente uma opinião a respeito do tema. preparar-se para os grandes vestibulares (enem, unesp, fuvest, unicamp etc) é manter-se em dia com os rumos de nossa sociedade de consumo e, também, discutir quem está no poder, numa hora como a dessas cenas que a prova propôs.

 

Sobre carneiro

letradeletra é heterônimo [ carneiro ] professor, escritor, vlogger, cozinheiro e lunático
Esse post foi publicado em educação e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s