noves fora …

 foto-5volto ao assunto da matéria de 2014, de karina yamamoto, sobre indisciplina. segundo a matéria — ver anexo — o professor brasileiro gasta, em média, mais de 20% de seu tempo, em sala, controlando indisciplina. na finlândia, a “disney” do coração de muito acadêmico, gasta-se mais de 10%, diga-se. 
há uma parte da ação do professor brasileiro, dentro de sala, que também colabora para consumo de tempo, como tarefas administrativas, do tipo entregar informes, fazer chamada ou mesmo recolher dinheiro para atividades extracurriculares. 
mas voltando ao caso da indisciplina. na maioria das escolas ela é justificada e quase nunca atacada com amplitude. muitos professores que reclamam de indisciplina, em sala, não sabem oferecer alternativa à situação. optam pelo grito, fazem ameaças, acreditando sempre que o problema está nos alunos. pode até ser que esteja… mas nem sempre. se está nos alunos, vale a parceria com departamento pedagógico. vale a parceria com demais colegas que entram na tal sala. rever estratégia de aula e, principalmente, a postura diante do que está sendo tratado. reclamar e reclamar não adianta. é preciso ação. não só cobrando posturas diferentes dos alunos, mas deixando claro que o que vai na aula é fundamental para crescimento intelectual e cidadão. se o professor gasta boa parte de sua aula lidando com disciplina, talvez haja gente demais na sala…. isso já é tumor maligno, não há o que fazer… ou talvez os demais colegas tenham tolerado a bagunça em nome de pouca dor de cabeça futura… leia-se “pouco trabalho”. há de haver união e trabalho conjunto da equipe.
insisto: ninguém nasce sabendo pôr o ovo em pé. mas ficar sem pedir ajuda e sem rever métodos — em conjunto — é pior que sopa fria.

veja matéria sobre indisciplina

Sobre carneiro

letradeletra é heterônimo [ carneiro ] professor, escritor, vlogger, cozinheiro e lunático
Esse post foi publicado em educação, literatura e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s